quarta-feira, 17 de agosto de 2016

A administração do estoque

Como estoque é dinheiro, o quanto menos parado estiver, melhor. Faça um controle de rotatividade de cada produto, e determine o estoque mínimo e máximo para cada um, de acordo com o prazo de entrega do seu fornecedor, para que não falte. O ideal é não faltar e não ter demais. Não adianta manter estoque para 3 meses se você pode comprar de seu fornecedor a cada 15 dias.
Caso tenha algum produto em quantidade exagerada, faça uma promoção com desconto na mesma proporção do desejo de baixar o estoque daquele item. Lembre-se que mesmo que você não tenha lucro como um produto, o mesmo poderá desencadear a venda de outros, o que trará lucro, e você ainda estará fazendo dinheiro com as mercadorias paradas no estoque. Mas depois de uma situação dessa, aprenda com o ocorrido, e não mantenha mais uma quantidade elevada daquele item.

Procure comprar bem, pois uma boa compra pode representar mais lucro ou preços mais competitivos. Se o produto que você vende pode ser comprado de vários fornecedores, pesquise antes de comprar, e tente o melhor preço aliado a uma forma de pagamento adequada para sua empresa. Tente comprar com um prazo de pagamento maior do que o tempo da expectativa de venda, assim você poderá reduzir drasticamente seu capital de giro. Como nem sempre isso é possível, mantenha um capital de giro suficiente para sua média de compras mensais, e não utilize parte deste capital de giro para outras coisas, porque quando você precisar, não terá de onde tirar este dinheiro, e acabará tendo que atrasar contas ou se submeter a empresas de crédito, o que leva embora boa parte do seu lucro.

Parece difícil administrar tudo isso? Quantos itens diferentes você vende? 10, 100, 10000? Não fique perdendo tempo e quebrando a cabeça tentando fazer isso sem um sistema de informática para controle de estoque, aliás, é altamente recomendado que você tenha o máximo possível dos controles de sua empresa num sistema gerencial (ERP), pois facilita muito as coisas para você, e não fica tudo centralizado em uma só pessoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário