quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Administração financeira da sua empresa

A administração financeira é uma parte muito importante do negócio, praticamente um dos alicerces, independentemente do tipo de negócio, pois uma empresa capitalista que não gera lucro não tem razão de existir.

Quando a empresa é nova, é bem difícil tentar equilibrar as contas ou gerar lucro, pois todo negócio tem um certo tempo para atingir o ponto de equilíbrio e também para recuperar o capital investido. É um período em que é necessário ter paciência, e muito cuidado, principalmente para não misturar suas contas pessoais com as da empresa, e para evitar ao máximo que a empresa tenha mais despesas do que receitas. Caso isso ocorra, será necessário um aporte (seu ou de banco) para mantê-la funcionando.

Porém é necessário tomar muito cuidado para não se endividar além da capacidade de pagamento da empresa, e não contar com o banco para qualquer necessidade. O ideal é reduzir despesas e gerir com bastante cuidado o uso dos recursos. Caso não tenha outro caminho, analise bem as taxas, escolha um financiamento que melhor se encaixa com suas necessidades, e use os recursos unica e exclusivamente para o objetivo que você sentiu a necessidade do financiamento. Quando quitar as parcelas, não as deixe atrasar, cumpra corretamente seus compromissos.

Também é importante não desperdiçar, nem em materiais (entende-se também energia elétrica, água, telefone, etc), nem em pagamento de juros de contas, juros bancários. Pague as contas em dia, e tente evitar o uso do limite bancário (chamado de cheque especial).

Se você tem inadimplências de seus clientes, encontre uma forma de recuperar este capital, através de empresas de cobrança ou de instituições de controle de crédito. Em alguns tipos de negócio é importante estabelecer limites de crédito por cliente, para evitar a quebra da empresa se por acaso aquele cliente vier a ser inadimplente.

Caso sua empresa tenha que manter estoque, não exagere, pois isso é dinheiro parado e ainda correndo o risco de ficar defasado/encalhado. Um detalhe importante para nivelar o estoque é considerar o valor do frete no custo do produto, pois também não será bom fazer pedidos muito pequenos para manter pouco estoque, e acabar tendo um custo muito alto com frete.

Verifique seus relatórios contábeis e gerenciais, e saiba que você precisará estar ciente dos números para poder tomar decisões acertadas. Analise:


  • Lucro da empresa ao final de cada período
  • Fluxo de Caixa
  • Ponto de equilíbrio (observe que ele pode mudar se aumentar suas despesas fixas)
  • Margem de contribuição de cada família de produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário