quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Backup dos seus arquivos

Quem que usa informática e nunca perdeu um arquivo?

Para evitar essas situações desagradáveis, é muito importante manter backup de tudo que lhe interessa, pois seu computador pode estragar, ou mesmo ser roubado, perdendo assim todos seus dados.

Existem várias formas de efetuar cópias de segurança de arquivos do seu computador pessoal, vou relacionar abaixo algumas delas:

  • HD Externo – é uma forma rápida, e de alto volume de dados, bom para quem precisa armazenar muitos arquivos, arquivos grandes, ou várias verões dos mesmos arquivos ao longo do tempo. Existem alguns softwares que facilitam o backup automaticamente neste tipo de dispositivo, como por exemplo o Mac OS tem o Time Machine. As cópias também podem ser feitas manualmente pelo gerenciador de arquivos do seu equipamento.
  • CD/DVD/BlueRay – é uma forma de backup mais trabalhosa de ser feita, porém o custo é muito baixo, e a capacidade de armazenamento depende do tipo da mídia. Útil para armazenar backups que raramente serão requeridos ou consultados.
  • Pendrive – É uma forma rápida como o HD Externo, porém a capacidade e o custo por Megabyte armazenado é o mais alto. É muito prático por ser um dispositivo pequeno e fácil de transportar. Muito útil para backups que precisam ser constantemente consultados.
  • Drives virtuais (na nuvem) – É a forma mais lenta de execução de backup (pois dependerá de sua conexão com a web), porém é bastante prático pois em qualquer local com acesso à web você terá acesso aos seus arquivos. Alguns serviços como Google Drive e Dropbox tem softwares que podem ser instalados em seu computador para fazer os backups automaticamente. Observe que estes serviços tem limite de espaço, então é interessante para os arquivos mais usados no dia a dia. Serviços como o novo MEGA liberam até 50Gb gratuitamente porém não sincronizam automaticamente, mas é uma boa forma de manter um backup a baixo custo.

Lembre-se que é muito importante manter backup em mais de um formato acima citado, porque mesmo sendo um backup, ele também tem possibilidade de ter problema ao tentar ser recuperado. Então a dica é utilizar por exemplo, HD Externo e DVD, ou então Pendrive e Drives virtuais.

Outro ponto importante é a periodicidade. Caso você não utilize algum recurso para gerenciar automaticamente, é importante colocar lembretes em sua agenda para lembrar de fazer o backup diariamente, semanalmente, etc… conforme a importância dos seus arquivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário