quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Como conduzir negociações

As negociações das empresas mudam muito conforme o tipo de produto ou serviço que a empresa comercializa. Se seu tipo de negócio exige reuniões para as negociações, as dicas abaixo serão bem úteis, pois seu cliente precisa acreditar que você é a pessoa certa para resolver os problemas dele.

  1. Numa situação de impasse, se possível, concorde com o cliente dando a razão a ele.
  2. Quando negociar valores, sempre peça preço e prazo juntos, para ser mais fácil conseguir negociar pelo menos um deles.
  3. Seja sempre simpático, cordial e bem educado, até mesmo com recepcionistas e outros que não estão envolvidos na negociação.
  4. Numa situação de espera, não ir de encontro a pessoa até ser chamado.
  5. Uma negociação sempre deve deixar ambos satisfeitos.
  6. Sempre que planejar uma reunião defina a pauta para ambas as partes estarem preparadas durante a reunião.
  7. Cuidar com, e rejeitar as pressões feitas pelo oponente, como por exemplo não deixaar você falar e tentar terminar a reunião rapidamente.
  8. Sempre montar uma ata da reunião para que fique documentado e todos saibam o que foi acordado.
  9. Maneiras de reforçar que a oferta final é realmente a final:

  • “Não tenho autorização da diretoria para fazer outra oferta”.
  • “Esta é minha oferta final. Eu não tenho margem alguma para avançar além disso”.
  • “Eu já fiz mais concessões do que pretendia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário