As negociações das empresas mudam muito conforme o tipo de produto ou serviço que a empresa comercializa. Se seu tipo de negócio exige reuniões para as negociações, as dicas abaixo serão bem úteis, pois seu cliente precisa acreditar que você é a pessoa certa para resolver os problemas dele.
- Numa situação de impasse, se possível, concorde com o cliente dando a razão a ele.
- Quando negociar valores, sempre peça preço e prazo juntos, para ser mais fácil conseguir negociar pelo menos um deles.
- Seja sempre simpático, cordial e bem educado, até mesmo com recepcionistas e outros que não estão envolvidos na negociação.
- Numa situação de espera, não ir de encontro a pessoa até ser chamado.
- Uma negociação sempre deve deixar ambos satisfeitos.
- Sempre que planejar uma reunião defina a pauta para ambas as partes estarem preparadas durante a reunião.
- Cuidar com, e rejeitar as pressões feitas pelo oponente, como por exemplo não deixaar você falar e tentar terminar a reunião rapidamente.
- Sempre montar uma ata da reunião para que fique documentado e todos saibam o que foi acordado.
- Maneiras de reforçar que a oferta final é realmente a final:
- “Não tenho autorização da diretoria para fazer outra oferta”.
- “Esta é minha oferta final. Eu não tenho margem alguma para avançar além disso”.
- “Eu já fiz mais concessões do que pretendia”.
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