quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Por que fazer uma gestão financeira precisa?

Todas as empresas lidam com dinheiro, e é para dar lucro que elas nasceram e existem. Conhecer detalhadamente o status financeiro de sua empresa é como se você fizesse exames laboratoriais para avaliar seu estado de saúde. Aliás, dá para comparar sua saúde com a saúde da empresa em vários aspectos. Vejamos:

Se você tem algum sintoma físico, pode indicar que você tem algum problema de saúde, mas você não saberá até que faça um exame e leve para um médico diagnosticar e dar o remédio adequado. Mesmo depois de iniciar o tratamento, ainda poderá levar algum tempo para sua saúde voltar à normalidade. O mesmo ocorre na empresa, poderá perceber que a conta bancária vive negativa, que os pagamentos a fornecedores sempre atrasam, etc. Para saber o que está acontecendo você precisa ter a gestão financeira apurada e conferida mensalmente, para saber qual decisão tomar, onde reduzir despesas, onde mudar o funcionamento, onde aumentar margem de lucro, entre outras ações que podem ajudar a melhorar a saúde da empresa. Nem todo mundo gosta de fazer isso, mas é necessário, pois a tomada de decisões, mudança de estratégia, etc., dependem disso.
Este processo de gestão financeira depende inicialmente de sua empresa ter um sistema de informática adequado e capaz de automatizar processos e agrupar informações que facilitem estas visualizações. Se você já tem um, então peça suporte ao seu fornecedor para lhe ajudar nesta parte. Caso o sistema não seja adequado, ou não tenha este tipo de recurso de gestão, inicie pela troca do sistema. Muitas vezes uma consultoria especializada pode ajudar a determinar qual o melhor sistema para sua empresa, e muitas vezes ajudar a implantá-lo e a chegar nestes resultados.

Tendo um sistema adequado, alguns processos precisam ser feitos e validados com periodicidade que deverá ser pré-determinada, priorizando sua execução, pois o acumulo destas tarefas gera um descontrole e falta de qualidade das informações, comprometendo o resultado final.
Para a parte financeira, inicie com toda a movimentação de contas a receber e contas a pagar, conciliando bancos e caixa. É com a conciliação que você fará a “prova-real” de que o que foi lançado está correto e confiável. Também será importante ter um plano de contas adequado ao seu tipo de negócio, e que permita uma visão sintética da movimentação financeira. E no final do mês extraia relatórios gerenciais que lhe ajudarão a ter esta visão financeira.


Caso precise de ajuda para implantar isso em sua empresa, contrate um consultor de sua confiança. Certamente o valor investido no consultor será rapidamente retornado em lucro com a melhoria da gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário