Partir da premissa de que o cliente sempre tem razão pode fazer mal para sua empresa, porém a melhor receita para um trabalho coerente, honesto e de fidelização de clientes, é considerar bastante esta premissa, porém em caso de dúvidas investigar e posicionar o cliente sobre a ação que será tomada para a solução do problema dele.
Lembre-se que investigar uma reclamação de cliente é importante, pois é bem possível que você não tenha como estar o tempo todo em sua empresa e participar de todas as conversas e atendimentos com clientes, então algum funcionário de sua empresa o fará. Ele poderá estar destreinado, ou até mesmo descontente com algo e prestar um mal atendimento.
Lembre-se que um cliente insatisfeito fala mal de sua empresa para outras dez pessoas ou empresas, e um cliente satisfeito fala bem da sua empresa apenas para uma pessoa ou empresa. Então o cuidado com os clientes insatisfeitos deve ser intensificado.
Depois que houve uma investigação do caso, e caso você tenha constatado que não é uma falha da sua empresa, argumente e convença o cliente de que você está certo. Porém caso não tenha provas, ou fique constatado falha da empresa, o melhor é admitir o erro e assumir o prejuízo, entrando um acordo com o cliente e deixando-o satisfeito.
Sempre existe o cliente encrenqueiro, que só quer realmente causar confusão e levar vantagem nas situações. Se for este o caso, se posicione, e deixe claro qual é a política da empresa para a situação.
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