quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Relacionamento com o cliente

Partir da premissa de que o cliente sempre tem razão pode fazer mal para sua empresa, porém a melhor receita para um trabalho coerente, honesto e de fidelização de clientes, é considerar bastante esta premissa, porém em caso de dúvidas investigar e posicionar o cliente sobre a ação que será tomada para a solução do problema dele.

Lembre-se que investigar uma reclamação de cliente é importante, pois é bem possível que você não tenha como estar o tempo todo em sua empresa e participar de todas as conversas e atendimentos com clientes, então algum funcionário de sua empresa o fará. Ele poderá estar destreinado, ou até mesmo descontente com algo e prestar um mal atendimento.

Lembre-se que um cliente insatisfeito fala mal de sua empresa para outras dez pessoas ou empresas, e um cliente satisfeito fala bem da sua empresa apenas para uma pessoa ou empresa. Então o cuidado com os clientes insatisfeitos deve ser intensificado.

Depois que houve uma investigação do caso, e caso você tenha constatado que não é uma falha da sua empresa, argumente e convença o cliente de que você está certo. Porém caso não tenha provas, ou fique constatado falha da empresa, o melhor é admitir o erro e assumir o prejuízo, entrando um acordo com o cliente e deixando-o satisfeito.

Sempre existe o cliente encrenqueiro, que só quer realmente causar confusão e levar vantagem nas situações. Se for este o caso, se posicione, e deixe claro qual é a política da empresa para a situação.

Em todas as conversas trate seu cliente com cordialidade, educação, fale português correto, sem gírias nem piadinhas, pois você não o conhece totalmente e isso pode ofendê-lo. Esclareça todas suas dúvidas, pois ele precisa sentir que pode confiar em você. Não fale uma mentira para ele, nem que seja para mudar uma conversa ou para adiar um problema. Não o trate como um idiota, pois se isso acontecer e ele perceber, ele criará uma aversão a você e a sua empresa.


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