terça-feira, 1 de novembro de 2016

O que é Administração?

“Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar objetivos tanto da organização quanto de seus membros”.

Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta definição:

  • Dar maior ênfase ao elemento humano na organização.
  • Focalizar a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é, nos objetivos e não apenas nas atividades.
  • Incluir o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais.
Também existem outras definições:

“Administração é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido”.
“Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos”.
“A administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos”.

Resumindo, poderíamos afirmar que “Administrar é utilizar bem todos os recursos disponíveis, sejam financeiros, pessoais, estruturais, etc., para se atingir os objetivos da organização, de seus departamentos e de seus membros”.
Podemos traduzir administrar como “tendência para servir”, e “serviço” é a palavra chave para entendermos nossa missão. Talvez muitos pensem em palavras como mandar, governar, dirigir, etc, mas é um engano. A administração existe para servir, temos como missão proporcionar meios para que cada departamento atinja os objetivos da empresa. A liderança que não tem a missão de servir definitivamente não serve.
Sendo assim, a administração é o departamento que é responsável pelo bom desempenho de todos os outros departamentos. Uma boa comparação seria o motor de um carro. Cada peça é especializada em uma determinada função, assim como em uma empresa cada departamento é responsável por executar determinada atividade, a administração seria o óleo do motor, circulando por todas as peças, lubrificando cada uma delas, de forma que cada peça possa dar o melhor de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário